ESPECIAL: O Cheshvan em 2016

No dia 02 de Novembro, de acordo com o calendário judaico, começou o Cheshvan. Essa época na Saga define o rumo da história dos livros e para de certa forma “comemorar” essa data, nós do HHBR resolvemos fazer um especial. Abaixo, você pode ler informações e curiosidades sobre o Cheshvan:

O que é o Cheshvan?

Segundo o Sêfer Yetzirah (um texto antigo da Cabala judaica), cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.

O Cheshvan é o oitavo mês do calendário judaico. Na Bíblia, Cheshvan é chamado chôdesh bul, da palavra mabul, “o dilúvio”. O dilúvio começou a 17 de Cheshvan e terminou no ano seguinte, a 27 de Cheshvan. No dia seguinte, Nôach (Noé) ofereceu um sacrifício a D’us (Deus) e D’us prometeu jamais enviar um dilúvio sobre a terra novamente para destruir toda a humanidade, e então revelou o sinal de Seu pacto com o mundo, o arco-íris.

Cheshvan é o único mês que não possui dias festivos ou mitzvot (tipos de mandamentos existentes nos 5 primeiros livros da Bíblia Hebraica) especiais. Aprendemos que este mês “está reservado” para o tempo de Mashiach (é a palavra hebraica para Messias, que significa um salvador ou “esperado como libertador”), que inaugurará o Terceiro Templo.

O Cheshvan é representado por:

Letra: nun

Zodíaco: akrav (Escorpião)

Tribo: Menashe

Sentido: olfato

Membro controlador: intestinos

Quanto tempo de duração?

O Cheshvan é um mês de outono de 29 dias, exceto em anos “completos”, no qual tem 30 dias. Cheshvan geralmente cai em Outubro-Novembro no calendário gregoriano. Em 2016 (no dia 03/10/16 iniciou-se o ano 5777 do calendário judaico), o Cheshvan vai de 02/11 até 30/11.

O Cheshvan na saga Hush, Hush:

Durante e somente no período do Cheshvan, anjos caídos podem possuir os corpos de nefilins, fazendo com que o anjo caído possa ter sensações físicas, mas é preciso que o nefilim tenha jurado lealdade. Durante esse período os “portões de possessão” dos nefilins estão abertos, já que é uma época sem feriados sagrados. Fora dessa época, os corpos de nefilins conseguem ser possuídos por não muito mais que alguns minutos.

Pesquisa e texto por: Hush Hushers. Não reproduza sem os créditos!


« | »

Leave a comment